quinta-feira, 20 de março de 2014

amigo aprendiz

POEMA DO AMIGO APRENDIZ (Fernando Pessoa)

Quero ser o teu amigo.
Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso: é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo de acertar nossas distâncias.


Aos amigos que machuquei, que machuco e aos que certamente irei machucar em algum momento. Obrigada por mais de 10 anos de amizade que me fazem acreditar que ela só depende da gente.



3 comentários:

  1. Esse poema é lindo Horty!!!
    T.T Sei nem o que diser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo mesmo né? Eu adoro! Mandei ele pra ti no desafio da poesia no facebook... acho q vc n viu. hehehe

      Excluir
  2. É muito bonito mesmo esse poema e, para mim, na verdade ele vem com um gosto meio amargo na boca... Sinceramente, ando muito confusa quanto a essa palavra: amizade. A verdade é que as pessoas que me fazem felizes, muitas vezes, conseguem me fazer TÃO, mas TÃO triste e mal que me faz pensar até que ponto eu quero ou não conservar a essência dessa palavra, até que ponto eu desejo ou não ter amigos... O que eu sei é que, até descobrir a resposta a essas minhas indagações, tentarei não ferir ou magoar meus atuais (e futuros) amigos para não acabar me arrependendo posteriormente...

    Enfim... Um comentário desabafo de um post desabafo. Heheheh...

    ResponderExcluir

© Três Pontos - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Hortênsia Gadelha.Tecnologia do Blogger. imagem-logo